Por definição, cisto é uma bolsa esférica, de conteúdo líquido, que se forma no organismo. Um cisto pode surgir em qualquer lugar do corpo, desde órgãos como fígado e pâncreas até nos membros e possui diversas causas.
O cisto sinovial, é uma lesão benigna que contém um líquido semelhante ao líquido existente dentro das articulações, chamado de líquido sinovial.
O cisto sinovial pode se formar próximo a qualquer articulação. Contudo, geralmente, aparece sobre as articulações do punho, mãos e pés. Isso ocorre devido ao grande número de ossos e articulações nesses locais.
Esta lesão acomete mais comumente mulheres, na faixa etária entre 10 a 40 anos de idade. No punho, o local mais comum de aparecimento é na região dorsal, como na imagem abaixo. Sua causa, contudo, não é bem conhecida.
Como é feito o Diagnóstico?
O diagnóstico é feito através da história clínica e do exame físico.
Exames complementares, como a Ultrassonografia e a Ressonância Nuclear Magnética são úteis para confirmação do diagnóstico e exclusão de outros diagnósticos possíveis.
Imagem de Ressonância Magnética evidenciando Cisto Sinovial no dorso do punho.
O diagnóstico definitivo é feito através da análise microscópica da lesão após sua ressecção, feita por um médico patologista.
Tratamento
Existem alguns vídeos que circulam na internet de pessoas que estouram por conta própria o cisto sinovial com uma pancada forte no local. Isso jamais deve ser tentado e é extremamente perigoso, uma vez que pode causar lesões no punho.
O tratamento do cisto sinovial é feito por médico ortopedista, especialista em cirurgia da mão. Cada caso é sempre avaliado de forma individualizada, sendo levado em consideração características pessoais do paciente, os sintomas e as características do cisto, como localização e tamanho.
Nos casos de cistos pequenos, assintomáticos e em crianças, pode-se optar por acompanhar a lesão, sem fazer nenhum tipo de tratamento específico. Essa decisão é possível uma vez que não é raro que ocorra a diminuição ou desaparecimento espontâneo do cisto.
Quando indicado, pode-se realizar a aspiração do conteúdo do cisto. Trata-se de um procedimento pouco invasivo, realizado no próprio consultório.Outros casos requerem tratamento cirúrgico. A cirurgia consiste em retirar todo o cisto, incluindo seu pedículo e cápsula articular adjacente.
A decisão sobre o melhor tratamento indicado deve ser discutida com o médico especialista. Outros detalhes do procedimento e o pós-operatório podem também ser explicados durante a consulta médica.