Fotografia do Arquivo Pessoal de Dr. Reinaldo Gonçalves
A sindactilia é uma doença caracterizada pela fusão de dedos adjacentes, podendo acometer os dedos da mão ou do pé.
É uma doença relativamente frequente, com incidência de 1 a cada 2.000 nascidos vivos, sendo mais comum em meninos.
Possíveis Causas
A sindactilia é causada por uma mutação genética, que determina uma alteração na formação da mão do feto dentro do útero. Esta mutação pode ser herdada dos pais, ou acontecer de maneira espontânea, sem causa definida.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da sindactilia pode ser feito dentro útero, através da realização de ultrassonografia pelo médico obstetra.
Após o nascimento do bebê, o diagnóstico é clínico. Exames complementares como a radiografia são essenciais para classificação do tipo de sindactilia e programação do tratamento.
É importante o acompanhamento em conjunto com pediatra, pois a sindactilia pode estar relacionada com algumas doenças ou síndromes.
Tratamento
A sindactilia não é uma simples fusão da pele dos dedos. Muitas vezes anormalidades ósseas, dos nervos, vasos e tendões podem estar presentes.
Devido a essa grande complexidade anatômica, o acompanhamento e tratamento deve ser conduzido por médico especialista em cirurgia da mão.
O tratamento é feito através de cirurgia. O melhor momento para a realização da cirurgia deve ser individualizado. Geralmente é realizada quando o bebê completa 1 ano de idade, devido a maior segurança no procedimento anestésico. Porém a cirurgia poderá ser indicada mais precocemente dependendo do tipo de sindactilia.
O procedimento cirúrgico é indispensável, por promover ganho funcional e estético, além da importância em aspectos psicológicos do desenvolvimento da criança.
Detalhes da técnica cirúrgica empregada, reabilitação e outras dúvidas podem ser esclarecidas em consulta médica.
Dr. Reinaldo Gonçalves
CRM-BA 37094