Síndrome do Túnel do Carpo - O que é?
A síndrome do túnel do carpo é uma doença que acomete um dos principais nervos que dá sensibilidade à mão, o nervo mediano.
Sua causa é desconhecida. Contudo sabe-se que a síndrome é mais comum em mulheres, geralmente em torno de 50 anos. Há também uma associação com outras doenças, como diabetes, hipotireoidismo, obesidade, doença renal crônica e tabagismo.
O túnel do carpo, indicado no nome da doença, representa uma passagem estreita no punho, delimitada por ossos e pelo ligamento transversal do carpo. O conteúdo deste túnel é composto por tendões responsáveis pelo movimento dos dedos e pelo nervo mediano.
Nesta doença, os sintomas de dor, formigamento e fraqueza na mão são causados pela compressão do nervo mediano dentro do túnel do carpo.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito através da história clínica e do exame físico. Exames complementares, como a ultrassonografia e eletroneuromiografia são úteis na confirmação do diagnóstico e exclusão de outros diagnósticos possíveis.
Tratamento
Os casos iniciais, com sintomas leves, podem ser tratados sem cirurgia. O uso de órteses para imobilização, fisioterapia e uso de medicações anti-inflamatórias são indicados.
Nos casos mais avançados, com perda de força e atrofia muscular ou quando falha o tratamento inicial, o tratamento cirúrgico é indicado.
Existem basicamente duas técnicas cirúrgicas principais para tratamento desta doença.
Na técnica aberta o ligamento transversal do carpo é cortado através de uma incisão direta na palma da mão.
Já na técnica endoscópica, o corte do ligamento transversal do carpo é realizado com o auxílio de uma câmera que é introduzida dentro do túnel do carpo.